A evolução da Netflix de empresa de DVDs para gigante do streaming e produtora de conteúdo especial foi uma dádiva para os fãs de filmes e séries. De repente a produção de conteúdo original e grande qualidade foi enorme e o crescimento da empresa foi gigantesco.

O avanço da tecnologia também possibilitou essa inovação, com o poder das plataformas sendo muito maior, seja com streaming, variedade de serviços que podem ser oferecidos, segurança de pagamento e mais. Isso também pode ser observado no Parimatch Jetx.
Nessa plataforma de jogo é proporcionada uma experiência de jogo muito mais imersiva e com velocidade na transmissão de dados impressionante. O mesmo se aplica para os streamings de vídeo e áudio.
Séries como House of Cards, Orange is the New Black e muitas outras impulsionaram a Netflix e logo ela virou os olhos para o Brasil e começou a criar conteúdo original em português, com histórias bastante interessantes e únicas.
Neste texto vamos destacar alguns títulos que você precisa conferir e maratonar quando tiver oportunidade.
3%
- Gênero: Ficção Científica
- Ano: 2016
A primeira série da Netflix brasileira curiosamente nasceu de um trabalho de TCC de Pedro Aguilera e amigos na época de faculdade na ECA-USP.
Inicialmente o trabalho havia sido compartilhado no Youtube e acabou por despertar o interesse da Netflix que apoiou a ideia e, assim, “3%” se tornou a primeira produção brasileira do streaming.
A série se passa em um mundo depois de um apocalipse tendo o nosso país sido dividido em duas partes, o Continente um local de miséria absoluta e o Maralto onde a vida é próspera.
Quando as pessoas do Continente chegam aos 20 anos de idade podem se candidatar a ir para o Maralto, contudo para isso necessitam de passar por duras provas psicológicas, físicas e morais.
Infelizmente o sonho é para poucos já que apenas 3% dos indivíduos conseguem ter sucesso nessas provas.
No elenco temos Vaneza Oliveira (Joana), Bruno Fagundes (André), Bianca Comparato (Michele) e Rodolfo Valente (Rafael).
3% se tornou um sucesso mundial e abriu as portas para mais produções nacionais e assim vieram a seguir as séries Coisa Mais Linda, O Escolhido, Sintonia e outras.
A série teve quatro temporadas se iniciando em 2016 e a última em 2020.
Coisa Mais Linda
- Gênero: Drama
- Ano: 2019
Nesta quarta produção da Netflix nacional o tema abordado são as dificuldades e desafios encontrados pelas mulheres em 1950. No elenco temos Maria Casadevall, Mel Lisboa, Patricia Dejesus e Fernanda Vasconcellos.
Foram 13 episódios em 2 temporadas tendo sido muito elogiada pelo público e crítica com destaque para a fotografia e trilha sonora.
A personagem Maria Luiza (Malu) chega de mudança ao Rio de Janeiro juntamente com seu marido com a intenção de abrir um restaurante, todavia o marido acaba roubando todo o dinheiro e abandonando Malu.
Malu conhece Adélia uma cantora, a escritora Thereza e Ligia que juntas decidem abrir um bar de Bossa Nova enfrentando as barreiras e os valores morais da época.
Sintonia
- Gênero: Drama, Musical
- Ano: 2019
Nesta série criada por Konrad Dantas também conhecido como “KondZilla”, um dos grandes nomes do funk nacional. A série é ambientada em uma favela de São Paulo e conta a história de três adolescentes que cresceram juntos mas que seguiram caminhos distintos em suas vidas.
Um deles Doni pretende ser um cantor de funk, a jovem Rita sobrevive vendendo produtos na cidade e o último Nando anda em más companhias e entra no mundo do crime.
A quarta temporada terá as estreias este ano e pelo visto teremos fortes emoções.
De volta aos 15
- Gênero: Drama, adolescente
- Ano: 2022
Em De volta aos 15 temos a história de Anita, uma mulher de 30 anos que não está se encontrando em sua vida profissional e pessoal. Em dado momento como se ela tivesse entrado no túnel do tempo ela acorda como se tivesse 15 anos de idade.
A partir daí ela procura organizar sua vida e a vida das pessoas ao seu redor evitando os erros do passado, no entanto percebe que as coisas não são bem assim.
Estrelado por Maisa Silva (Anita adolescente), Camila Queiroz (Anita mais velha), Caio Cabral, Klara Castanho e João Guilherme.
Outras opções de streaming
Para quem gosta de filmes e séries é imprescindível ser assinante da Netflix. A empresa hoje está presente em mais de 190 países com catálogos distintos em cada um deles e com um grande número de produções locais o que agrada seus milhões de assinantes e ainda promove o desenvolvimento do cinema local.
Aos poucos, novos players foram surgindo no mercado, seja novas empresas ou então empresas tradicionais de mídia, que começaram a perceber o poder que seus catálogos teriam em serviços completos de streaming.
Um grande concorrente da Netflix é a HBO, com sua plataforma Go. Além de séries e filmes de outros canais, o grande trunfo é as premiadas produções do canal pago americano desde os anos 90. Sopranos, Six Feet Under, The Wire, Game of Thrones e muitas outras dividem espaço com os sucessos atuais de Succession, The White Lotus, Euphoria, entre outras.
Também há produções nacionais da HBO, que investe em produtos brasileiros há mais de uma década. O Negócio, Psi, A Vida Secreta dos Casais são alguns dos títulos.
A Amazon também não ia ficar de fora dessa e com seu Prime Video está investindo pesado na criação de séries internacionais, além de ter muitos esportes e parcerias com grandes estúdios. Até Reality Shows como Soltos em Floripa podem ser conferidos na plataforma.
As produções nacionais têm seu espaço garantido nos serviços de streaming como a Netflix, HBO Go, Amazon Prime Video e outras. Quem quiser conferir pode assinar esses serviços e ter acesso a títulos de grande qualidade por mensalidades acessíveis.